Home    Search    Gallery    How-To    Books    Links    Workshops    About    Contact

Ritz Camera

adorama

Porque os profissionais partilham tudo o que sabem
(Why Pros Share Everything They Know - in Portuguese!)
© 2007 KenRockwell.com

Please help KenRockwell..com

Compro os meus brinquedos através dos links Ritz, Amazon e Adorama. Ao comprar também os seus nestes links, ajuda-me a manter esta página.

Also in English, Dutch, Indonesian, Norwegian, Swedish, French, Greek, German, Italian, Spanish, Finnish, Hungarian, Romanian, Polish, Hebrew, Bulgarian, Portuguese, Ukrainian, Russian and Afrikaans.

Também em Inglês, Holandês, Norueguês, Sueco, Francês, Grego, Alemão, Italiano, Espanhol, Finlandês, Romeno, Polaco, Hebreu, Búlgaro e Russo.

7 de Julho de 2007

Partilhe tudo o que sabe

Caso ainda não tenho notado, não guardo segredos.

Todos os profissionais que conheço divulgam, de livre e espontânea vontade, os seus locais favoritos, técnicas e práticas deontológicas. Ajuda-nos a melhorar em tudo. Por que outra razão pensa que faço esta página?

Será que Ansel Adams partilhou tudo o que sabia? SIM! Ansel publicou nada menos que seis livros, os três primeiros dos quais continuam a ser, ainda hoje, muito populares. Leia-os e saberá tanto dos aspectos técnicos da fotografia quanto Ansel.

As fotografias vêm da imaginação, observação e inspiração. Conhecer a técnica e locais de outrem não é garante de que irá conseguir reproduzir os mesmos resultados.

Quem não partilha a sua técnica ou locais é totó. Estes são geralmente os menos experientes e os menos profissionais. Falta-lhes confiança.

Sabemos que embora existam 10 milhões de fotógrafos, existem também biliões de potenciais clientes.

Todos beneficiam quando se partilha. Tentar guardar segredo faz-nos perder amigos e alheia-nos de aprender mais. Não lhe trará qualquer vantagem competitiva significativa, e é provável que também não estará a competir com amigos. Os amigos conversam, e não empatam um amigo que esteja a trabalhar.

Os meus amigos até trocam entre si trabalhos que tenham agendados caso não os possam concretizar.

O único caso em que terá que ser cioso do seu saber, será na hipótese de alguém tentar sacar-lhe horas de informação sem ter nada que partilhar consigo.
Nesse caso não se trata de partilha: é uma dádiva! Mesmo assim dou tudo o que sei, mas eu sou estranho.

Um tipo que conheço perdia horas a mostrar o seu trabalho na área da fotografia de casamentos a outros fotógrafos. Nada de mais, até vê-los a abordar os mesmos casais através das mesmas fontes que lhes havia confidenciado, e a usar as suas mesmas técnicas. Isto acontece repetidamente. Nem chegam a ligar a agradecer. A estes amadores falta-lhes experiência de vendas, e ao contrário deste meu amigo, não sabem como trabalhar com outros profissionais num ambiente competitivo.

Para vir a ser um profissional bem sucedido, você precisa de ter experiência em vendas. A experiência em vendas ensina-o como partilhar, e beneficiar disso, mesmo quando se compete num mesmo mercado. Trabalhe com os fotógrafos com quem compete. Saiba quando se afastar e quando ajudar. É esta a sabedoria que se adquire após anos de experiência em vendas. É embaraçoso ver pessoas que tentam entrar no universo da fotografia profissional, vindas de um qualquer quadrante que não o das vendas.

Continuo a partilhar tudo o que sei nesta página. Falava a sério quando afirmei que a capacidade técnica nada tem a ver com a sua capacidade para fazer dinheiro. Não tem.

Tradução: Duarte Vieira, Portugal.

APARTE

Se acha estes artigos tão úteis quanto um livro que tenha tido que comprar ou um workshop que tenha frequentado, ajude-me a continuar a escrevê-los através de um donativo. Obrigado! Ken.

Home    Search    Gallery    How-To    Books    Links    Workshops    About    Contact